Recepção de consultório

5 dicas de decoração para ter a recepção ideal

Uma recepção aconchegante, funcional e bem decorada pode ter um efeito positivo no bem-estar dos pacientes e na imagem da sua marca. Pensando nisso selecionamos 5 dicas das arquitetas Carol Shiroma e Luiza Montemór, da Shiroma & Montemór Colab Decor, para ajudar o seu consultório a se destacar no mercado.

Não é à toa que o ditado “a primeira impressão é a que fica” permanece por tanto tempo sendo repetido, a recepção é muito importante, apesar do paciente muitas vezes não permanecer muito tempo neste local, é o primeiro espaço que ele tem contato com o consultório e é importante ele se sentir bem recebido e confortável e fazer uma leitura positiva da sua marca.

Dica 1: Cores neutras e aconchegantes

A recepção é o primeiro espaço que o paciente tem contato, pode ser que ele não permaneça muito tempo neste local, mas em algumas situações pode ser que ele tenha que aguardar bastante, para manter a agitação o mais distante possível aposte em uma paleta de cores neutras e suaves e tons amadeirados para um ambiente sereno e tranquilo. Você pode utilizar cores neutras em pintura e papel de parede. Pode também ter detalhes em madeira que aquecem o ambiente e trazem elegância.

Cores neutras para consultório

Madeira, cinza e branco em uma recepção neutra – Projeto autoral Shiroma e Montemór. Foto: Leila Viegas

Dica 2: Conforto

Aqui vale a mesma regra da dica anterior, mantenha seu paciente sereno e tranquilo enquanto aguarda o atendimento. Aposte em poltronas confortáveis que podem tornar a espera mais agradável, tenha um local de fácil acesso para que ele possa se servir de água ou algo a mais que queira oferecer sobre um aparador ou buffet, e alguma distração discreta enquanto ele aguarda como revistas, ou um painel com televisão (escolha uma programação agradável e leve). Tapetes e cortinas ou persianas também ajudam no conforto e também agregam estilo na decoração.

Decoração de consultório

Poltronas, aparador com água e café – Projeto autoral Shiroma e Montemór. Foto: Leila Viegas

Dica 3: Organização

Não adianta nada investir em bons acabamentos e móveis elegantes e confortáveis se a recepção parecer bagunçada. Tenha um local correto para armazenar as revistas, mantenha em ordem as almofadas decorativas (caso você tenha), escolha um modelo de balcão que não revele o conteúdo da mesa da recepcionista e que tenha gavetas ou portinhas para guardar itens de escritório, mantendo sempre um visual limpo e ordenado. Caso tenha televisão mantenha o volume baixo, ambientes poluídos sonoramente também são incômodos.

Decoração de consultório

Organização, copa separada da recepção com armários fechados – Projeto autoral Shiroma e Montemór. Foto: Leila Viegas

Dica 4: Iluminação

Muitas vezes a recepção não recebe luz natural, atente-se para que o ambiente seja bem iluminado, encontre um equilíbrio entre a penumbra e o ofuscamento. Invista em luminárias com led integrado, que são compactas e duráveis. Se tiver dúvidas sobre qual modelo usar e quantos watts colocar consulte um profissional. Geralmente indicamos a luz led amarelada pois é mais agradável e aconchegante do que a luz branca. Usar luzes decorativas como abajures ou luminárias de piso também agregam estilo e aconchego.

Decoração de consultório

Luminárias embutidas – Projeto autoral Shiroma e Montemór. Foto: Leila Viegas

Dica 5: Toque verde

Cada vez mais vemos as plantas invadirem os espaços internos. Esse toque de natureza deixa os ambientes muito mais agradáveis, além de colaborar no bem-estar de quem permanece no local. Para ambientes fechados, aposte em espécies como: zamioculca, fícus, espada e lança de são Jorge. Caso não queira se preocupar com a manutenção das plantas, também vale investir em modelos permanentes que dão zero manutenção e tem um efeito super realista.

Decoração de consultório

Exemplo de planta utilizada em ambientes internos: Zamioculcas

Com essas dicas esperamos que você consiga planejar a sua recepção ideal, tanto para os seus pacientes e funcionários como também para a construção da sua marca.

Aproveite que o seu consultório estará aconchegante e renovado e obtenha uma renda extra com ele! Clique aqui para saber mais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *